30 de abril de 2010

Woodstock

O Woodstock Music & Art Fair foi um festival de música organizado na quinta de 250 hectares, propriedade de Max Yasgur, na cidade rural de Bethel, no estado de Nova York. Foi realizado entre os dias 15 e 18 de Agosto de 1969. Originalmente, o festival deveria ocorrer na pequena cidade de Woodstock, também no estado de Nova Iorque, onde viviam músicos como Bob Dylan, mas a população não aceitou, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.

O Festival de Woodstock surgiu dos esforços de Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. Roberts e Rosenman, que entrariam com o dinheiro, colocaram um anúncio sob o nome de Challenge International, Ltd., no New York Times e no Wall Street Journal ("Jovens com capital ilimitado procuram oportunidades de investimento e propostas de negócio"). Lang e Kornfeld responderam ao anúncio e os quatro reuniram-se inicialmente para discutir a criação de um estúdio de gravação em Woodstock, mas a ideia evoluiu para um festival de música e artes ao ar livre.
 
Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época (entre os quais Janis Joplin, Jimi Hendrix, The Who e Joe Cocker) apresentaram-se a meio milhão de espectadores durante um chuvoso fim-de-semana. Apesar de posteriores tentativas de imitação do festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como um dos maiores momentos na história da música.

Mesmo considerado um investimento arriscado, o projecto foi montado tendo em vista o retorno financeiro. Os bilhetes começaram a ser vendidos em lojas de discos na área metropolitana de Nova York e via correio através de uma caixa postal. Custavam 18 dólares se fossem comprados antecipadamente e 24 dólares se fossem comprados no próprio dia. Foram vendidos antecipadamente 186,000 bilhetes e os organizadores estimaram que se chegasse às 200,000 pessoas com as vendas no dia do festival, mas não foi isso que aconteceu. Mais de 500,000 pessoas marcaram presença, destruindo cercas e transformando o festival num evento gratuito.

Esta afluência repentina provocou congestionamentos imensos, bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York e eventualmente transformando Bethel numa "área de calamidade pública". As instalações do festival não estavam equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão e centenas de pessoas viram-se obrigadas a lutar contra o mau tempo, o racionamento de comida e condições mínimas de higiene. Com todas as estradas bloqueadas, os organizadores tiveram que alugar helicópteros ao exército para trazer os músicos até ao local.

 
Embora o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, relativamente ao número de pessoas e condições existentes, houve duas fatalidades registadas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína e a outra após um atropelamento com um tractor a um jovem que dormia no campo. Houve também dois partos registados (um dentro de um carro preso no trânsito e outro num helicóptero) e quatro abortos.

O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final da década de 60 e início de 70, que incluía o consumo de drogas, os protestos anti-guerra e anti-capitalismo, o conceito de amor livre, o movimento de libertação das mulheres, a vida em comunidde e muito mais. Os Estados Unidos estavam divididos. De um lado estava um grupo de norte-americanos que apoiava o país na guerra do Vietnam. Do outro lado estava o grupo de norte-americanos conhecidos como hippies: um termo que se tornou conhecido por volta de 1967.

Ainda assim, em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo para o retrato comportamental exibido pela harmonia social e atitude do seu imenso público. 

Curiosidades:
  • A banda Grateful Dead tocou durante a chuva. Alguns membros da banda levaram choques durante a sua actuação e o baixista Phil Lesh ouviu o rádio de transmissão de um helicóptero através do amplificador do seu baixo enquanto tocava.
  • A actuação de Jimi Hendrix estava agendada para domingo (a encerrar o festival), mas, devido às ocorrências inesperadas, acabou por tocar na manhã de segunda-feira, quando restavam apenas 35.000 pessoas.
  • Apesar de o festival ter a presença de uma multidão de 500.000 pessoas, apenas 200 pessoas foram presas no local, principalmente por ofensas.
  • Os Doors também foram convidados para o festival mas recusaram porque Jim Morrison sabia que a sua voz soaria mal por estar ao ar livre (habitualmente os Doors tocavam em recintos fechados com menos público). Há também a ideia de que Morrison estava com medo que alguém do público lhe desse um tiro e o matasse quando subisse ao palco. No entanto, o baterista John Densmore compareceu no festival sendo visto ao lado do palco durante a actuação de Joe Cocker, quando este cantava o hino "Let's Go Get Stoned".
  • Os promotores entraram em contacto com John Lennon, a pedir para os The Beatles tocarem no festival. Lennon disse que os Beatles não tocariam no festival a não ser que a Plastic Ono Band, da Yoko Ono, também pudesse tocar. Os promotores o recusaram. 

Sem comentários: