22 de abril de 2010

Teahupoo

É na pequena vila de Teahupoo (em Tahitiano significa “crâneos partidos”), situada na costa sudeste da Ilha do Tahiti, que se encontra a maior máquina de ondas do mundo.
Teahupoo é um recife de coral a 60 metros da costa onde parte uma esquerda sinistra. Os pioneiros foram os bodyboarders Ben Severson e Mike Stewart que surfaram a onda em 1986. Porém, foi no dia 17 de Agosto de 2000 que Laird Hamilton colocou a onda no radar do mundo inteiro ao surfar a onda mais pesada de todos os tempos, relatada no filme Riding Giants. Até hoje, Teahupoo é o maior desafio de qualquer surfista e garantia de óptimas fotos e filmes.
Com tubos gigantes e assustadores, a onda já tirou a vida a vários surfistas que hesitaram por um segundo. Isto porque, além de ter ondas extremamente potentes, Teahupoo quebra num raso e afiado recife de coral que numa extensão de 2 km diminui a profundidade dos 1400m para os 1,5m (na maré vazia os finos das pranchas chegam a tocar no coral). O volume de água em Teahupoo é absurdo. A onda cresce mais em largura do que em altura, formando tubos “quadrados” e letais.
A onda é tão perigosa, que alguns surfistas profissionais faltam à etapa do campeonato do mundo que por lá passa.
Mas Teahupoo não é conhecida apenas pela sua agressividade. Algumas das imagens, vídeos, drop’s e tubos mais espectaculares do planeta tiveram esta onda como palco.

Sem comentários: