O jogo é considerado exclusivamente dedicado a adultos, por dar liberdade ao jogador para fazer o que quiser (matar, roubar, agredir, entre outras coisas), além de conter algum cariz sexual.
O jogador controla uma única personagem, que é o protagonista. Esse protagonista é um criminoso que tem que efectuar missões para que o jogo evolua, dando progresso à história.
Por se tratar de um jogo que explora muito a violência, a droga, o roubo, o homicídio e a prostituição, a série sempre foi alvo de críticas sensacionalistas contra a sua temática, motivando processos em tribunal e protestos contra a Rockstar Games. Várias pessoas assumiram-se contra a venda do jogo e lutam contra a sua distribuição, entre eles estão celebridades e políticos famosos como o advogado Jack Thompson e as democratas Hillary Clinton e Julia Boseman.
Em “Grand Theft Auto: Vice City”, por exemplo, são retratados membros de gangs cubanos a matar membros de gangs haitianos. A situação causou uma enorme controvérsia por parte de grupos dos dois países, que alegaram um enorme desrespeito para com as suas culturas. Jean-Robert Lafortune, da coligação haitiana americana pronunciou-se negativamente sobre o caso, dizendo que o jogo incitava à destruição humana e à destruição entre grupos e etnias. Como resultado, a Rockstar Games retirou a palavra "Haitianos" da legenda de uma das falas do jogo, em que um personagem dizia "Kill the Haitians dickheads".
O caso Hot Coffee foi um dos mais famosos escândalos relacionados com a série. Tratava-se de um mini-game de sexo, supostamente descoberto por hackers, em que o jogador pode "praticar sexo" com a sua namorada e o objectivo é conseguir que ela tenha um orgasmo. A empresa alegou que o mini-game se tratava de um Mod (1) e não fazia parte do jogo original, mas depois de muitos processos e multas o jogo recebeu uma nova classificação da ESRB, passou de M (Mature, 17+), para AO (Adults Only, 18+).
Além de casos dentro do próprio jogo, a série também é acusada de incitar ao crime, o que pode ter resultado em assassinatos cometidos por jogadores fanáticos no estado americano do Alabama e na cidade de Albuquerque. Os casos resultaram na proibição da venda do jogo na rede de supermercados Wal-Mart.
Sem comentários:
Enviar um comentário