22 de abril de 2010

Cannabis

Cannabis é o género botânico de algumas plantas, das quais a mais famosa é a Cannabis Sativa, a partir da qual se produz o haxixe e a marijuana. Além desta, são também conhecidas a Cannabis Indica e a Cannabis Ruderalis, tendo esta última, uma menor quantidade de THC (Tetra-hidro-canabinol - principal componente psicoativa da Cannabis), cultivada em países como a China e Canadá para a produção de cânhamo (ou Hemp, em inglês), utilizado na indústria têxtil.
 O cultivo da Cannabis Sativa é ilegal em quase todo o mundo. Nos Países Baixos a venda de pequenas quantidades desta espécie é tolerada em estabelecimentos comerciais denominados "coffeeshops", onde o consumo é também permitido.

A Cannabis Indica diferencia-se da Cannabis Sativa por ser mais rasteira, além de produzir mais resina rica em alcalóides que induzem ao relaxamento muscular e sedativo, enquanto a Cannabis Sativa tem menos resina e uma combinação de substâncias activas que proporcionam um efeito menos sedativo e mais eufórico. Na Europa, Estados Unidos e Canadá, a Cannabis Sativa e as espécies C. Indica/C. Ruderalis têm sido cruzadas desde os anos setenta, dando origem às chamadas variedades híbridas, entre as quais o Skunk, que é talvez a mais famosa.
Alguns estudos defendem que o consumo de Cannabis provoca perda de concentração e memória a longo prazo (mais de 15 anos de uso, todos os dias, diminuiu essas aptidões em cerca de 2 a 3%).
 A Cannabis foi utilizada durante milhares de anos como planta medicinal, além de fornecer fibras e celulose para a indústria de tecidos e papel (industrialmente, a Cannabis é mais conhecida como Cânhamo).

A Cannabis e outras plantas da mesma família produzem uma fibra extremamente forte que é usada na fabricação de linhas e papel. Das suas sementes extrai-se um óleo que pode ser usado como combustível. Além disso, também é usada para fins medicinais.
Actualmente, o uso do cânhamo na indústria em geral, é alternativa ecológica emergente. Muitas empresas procuram produtos mais ecológicos e menos poluentes, encontrando na Cannabis uma importante ferramenta para a mudança do cenário actual. Segundo um estudo que foi realizado pela indústria de papel, ficou provado que numa área idêntica e no mesmo período de tempo, é possível produzir até 3x mais papel com cannabis do que com papel de árvores.

"O que importa se você tem olhos verdes… se o vermelho dos meus refletem o verde da natureza…"
Bob Marley

Sem comentários: