16 de abril de 2010

Galápagos

As Galápagos são formadas por 12 ilhas principais e outras tantas menores, sendo cinco delas inabitáveis. Ainda assim, existem mais habitantes do que seria de supor. Metade dos cerca de 30 mil residentes do arquipélago vivem na ilha de Santa Cruz e a principal cidade, Puerto Ayora, serve de ponto de partida para tudo. Contrariando a ideia de uma ilha selvagem, de paisagem lunar e povoada exclusivamente por animais, tem tantos bares e lojas que um turista americano, cientista e antigo piloto de aviões que utilizou com frequência as bases aéreas portuguesas, observou que esta mais parecia Key West (1), na Florida. Mas com encanto.
Os animais que povoam as Galápagos têm a marca registada das ilhas, porque estas, na sua formação de origem vulcânica, nunca tiveram contacto com o continente, a cerca de 1000 quilómetros de distância. Assim, toda a vida animal se desenvolveu na mais dura das situações. A colonização deu-se quando pássaros conseguiram atingir as ilhas após longos voos e peixes conseguiram resistir ao mar e chegar às suas costas. Sementes, ovos de insectos e larvas podem ter chegado às ilhas nos estômagos desses animais ou através de vegetação flutuante. Os mais fortes sobreviveram e deram origem à teoria do naturalista inglês Charles Darwin (2), que considerou que as diferenças entre os colonizadores animais e os seus descendentes eram tão grandes que os últimos podem ser considerados uma espécie diferente.
Pássaros, répteis e mamíferos do mar são as espécies dominantes. As iguanas confundem-se com as rochas pretas, abastecendo-se de sol, e os leões-marinhos só rugem às pessoas se tiverem uma cria por perto. Cactos gigantes, que cresceram ao longo dos séculos para deixarem de se tornar no alimento das tartarugas, formam uma paisagem árida, que pode ser brutalmente interrompida por um oásis composto por uma praia de areia branca tocada ao de leve por águas azul-turquesa. Um pequeno iate ancorado ao largo da praia adorna o postal e transforma-o numa fixação permanente, irresistível ao olhar. Estendemo-nos na praia e pequenos pássaros pousam-nos no corpo, provando uma relação de convivência pouco usual.
Mesmo nas ilhas mais povoadas é possível abrir a boca de espanto quando nos cruzamos com leões-marinhos, iguanas, tartarugas e aves de patas azuis. Nas águas, com alguma sorte e dependendo da época do ano, também podem avistar-se baleias, tubarões, pinguins e golfinhos. Meter a cabeça debaixo de água equivale a ver peixes de todas as cores. As Galápagos são hoje uma espécie de santuário da vida animal, que vai tentando encontrar a sobrevivência e a simbiose possível entre a necessidade do turismo e a preservação do ecossistema.
(1) Key West - ilha do Estreito da Flórida e a última das Florida Keys, nos Estados Unidos
(2) Charles Darwin - criador da Teoria da Evolução das Espécies

Sem comentários: