12 de abril de 2010

Monty Python

Monty Python ou The Pythons foram os criadores e intérpretes da série cómica Monty Python's Flying Circus, programa de televisão britânico que foi para o ar pela primeira vez a 5 de Outubro de 1969. Como série televisiva, consistiu em 45 episódios divididos em 4 temporadas. Entretanto, o fenómeno Python não se limitou a apenas isso, estendendo-se a shows, filmes, programas de rádio, jogos de computador e livros, além de levar os seus seis elementos ao estrelato. A sua influência na comédia chegou a ser comparada ao impacto causado na música pelos Beatles. O termo pythonesque, em tradução livre 'pythonesco', está em dicionários da língua inglesa para indiciar algo surreal ou absurdo.

O nome Monty Python foi escolhido porque eles o consideraram engraçado. No documentário “Live at Aspen”, de 1998, o grupo revelou como o nome foi escolhido. Monty veio em tributo a Lord Montgomery, um lendário general britânico da II Guerra Mundial. Python surgiu porque eles decidiram ter uma palavra que também soasse bem e essa pareceu perfeita. Alguns acreditam que Monty Bodkin, nome de um personagem de vários livros de humor de P. G. Wodehouse, pode ter servido de inspiração.

Originalmente composto por Eric Idle, Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Terry Jones, jovens actores britânicos que implementaram um novo estilo de texto e representação, marcadamente anárquico e pautado pelo completo surrealismo das cenas. Também contavam com Terry Gilliam, cartoonista que trabalhara na revista Mad (1).
O grupo também contava com Carol Cleveland, Neil Innes e alguns outros actores, todos tendo participações menores. Também esteve nalguns sketches Connie Booth, ex-mulher de John Cleese. De igual modo, tiveram participações especiais celebridades como Steve Martin, Douglas Adams, Rowan Atkinson (actor que interpreta Mr. Bean) e os ex-beatles Ringo Starr e George Harrison.
Juntos, os membros do grupo apresentaram o Monty Python's Flying Circus, um programa de humor na BBC, que durou de 5 de outubro de 1969 a 1974 (a última temporada sem John Cleese, que se afastou em Janeiro do ano anterior).


No início de todos os episódios, Michael Palin surgia no cenário vestido de eremita e dizia "It's…". Este estranho personagem ficou conhecido como "The It's Man". Logo após sua fala, as animações de Terry Gilliam ocupavam toda a tela, sendo a abertura da série. Cada episódio exibia, além da abertura descrita acima, pequenas cenas de humor (sketchs) e rápidas animações.


Entre os diversos quadros exibidos, houve aqueles que ganharam fama e até hoje são lembrados como pérolas do humor:

Dead Parrot (Papagaio Morto): Um homem (John Cleese) vai a uma loja de animais para reclamar de que o papagaio que ele comprara está morto, enquanto o dono da loja (Michael Palin) tenta provar que o papagaio está apenas a descansar.

Lumberjack Song (A Canção do Lenhador): Um barbeiro homicida (Michael Palin) que sonha em ser um lenhador. É seguido por uma canção onde o lenhador e os guardas florestais (os outros Pythons) cantam uma música um tanto excêntrica.

Cheese Shop (A Loja de Queijos): Uma loja de queijo que vende tudo… menos queijo.

Mr. Hilter (Sr. Hilter): Hitler vai à Inglaterra.

Silly Job Interview (A Entrevista Idiota): Mostra um homem (Graham Chapman) a ir a uma entrevista de emprego na qual o entrevistador tem idéias absurdas.

How Not To Be Seen (Como não ser visto): Mostra como não ser visto. E o que pode acontecer se você for visto.

Argument Clinic (Clínica dos Argumentos): Mostra um homem (Michael Palin) que vai a uma clínica a qual se vai para ter uma discussão.

Buying a Bed (Comprando uma Cama): Um casal (Michael Palin e Connie Booth) vão a uma loja de móveis para comprar uma cama, mas os vendedores tem certos “peanuts” que complicam a venda.

Dirty Hungarian Phrase Book (O Livro Inglês/Húngaro de Frases Sujas): Um húngaro (John Cleese) vai a uma tabacaria com um livro de frases húngaro/inglês escrito maliciosamente com palavras trocadas.

What to Do With the Lower Classes (O que fazer com as Classes Baixas): Quadro curtíssimo que mostra um homem (John Clesse), presumidamente rico, dando sua opinião sobre o que fazer com os menos favorecidos.
Spam: Um casal vai a um restaurante cheio de vikings, onde o único tipo de comida é "SPAM", uma marca de carne enlatada.

Tal foi a influência do grupo que, após um grupo de advogados enviar uma mesma mensagem a um grupo de discussão na internet, em 1994, o facto de os Monty Python numa das suas apresentações como vikings repetirem sucessivamente o nome de um enlatado chamado spam (Spiced Ham, ou presunto temperado), por analogia (com a repetição das mensagens) este nome foi então adoptado para designar aquilo que hoje, na internet, chama-se spam.

Também foram produzidos diversos filmes pelo grupo, entre eles:

E Agora Para Algo Completamente Diferente (1971)
Uma colectânea de sketches refilmadas da primeira e segunda temporada do Monty Python's Flying Circus.
Em Busca do Cálice Sagrado (1975)
O Rei Arthur e seus cavaleiros embarcam numa jornada com sérias restrições orçamentárias em busca do Cálice Sagrado, encontrando vários obstáculos cómicos pelo caminho.

A Vida de Brian (1979)
Brian veio ao mundo no primeiro Natal, perto do estábulo em que também nasceu Jesus. Ele passa o resto de sua vida sendo confundido com um messias.
Monty Python Ao Vivo no Hollywood Bowl (1982)
Apresentação ao vivo dirigida por Ian MacNaughton.
O Sentido da Vida (1983)
Uma reflexão sobre o sentido da vida em uma série de sketches que vão desde a concepção até a morte e mais além.

(1) Mad - Revista de humor norte-americana fundada pelo empresário William Gaines e pelo editor Harvey Kurtzman em 1952.

Sem comentários: