10 de abril de 2010

Mentawai

O Arquipélago das Mentawai é constituído por 246 ilhas e situa-se no Oceano Índico, a aproximadamente 150 km da costa oeste de Samatra, na Indonésia. O estreito que o separa de Samatra é o estreito de Mentawai. Faz parte da província de Sumatra Ocidental, a qual constitui um kabupaten (departamento), criado em 1999 a partir de um kecamatan (distrito).

As ilhas são surfadas apenas desde 1993, quando os primeiros surfistas australianos chegaram, graças às madeireiras locais, pois foi quando o barco de uma delas afundou carregado de grandes árvores que, para resgatá-lo, foi chamado um mergulhador australiano que ao chegar ao local - ele que era surfista - ficou chocado com as ondas perfeitas que lá partiam, voltando em seguida para as primeiras expedições de surf nas ilhas.

Com literalmente uma centena de ondas ao longo da costa, as ilhas Mentawai têm dos melhores e mais constantes picos do planeta. Aliado a esse facto, está a sua posição geográfica privilegiada, rodeadas por bancadas de coral e com formações de lava vulcânicas que criam um cenário perfeito para a prática do surf.
Os habitantes indígenas das ilhas são os Mentawai e vivem da pesca, da caça e da agricultura de subsistência. São perto de 30.000 indivíduos, para uma população total de 63.732 habitantes no arquipélago. Assim, actualmente, os habitantes das ilhas podem dividir-se em indígenas e imigrantes. Todos eles falam dialectos variantes da língua indígena das ilhas Mentawai, muitos falam a língua nacional indonésia e uma minoria a língua Minangkabau(1). Os imigrantes incluem gente de Sumatra Setentrional (Batak), Sumatra Ocidental (Minangkabau) que representam a maioria da população não indígena, javaneses, tal como europeus e americanos que aí residem por actividade profissional (missionários, investigadores, ajuda humanitária).
(1) Minangkabau - O grupo étnico Minangkabau é nativo do planalto da Sumatra Ocidental, na Indonésia. Sua cultura é matrilinear, com a transmissão da propriedade e da terra de mãe para filha, enquanto que as questões políticas e religiosas são áreas masculinas (embora algumas mulheres também desempenhem papéis importantes nessas áreas). Atualmente 4 milhão de Minangs vivem na Sumatra Ocidental, enquanto que aproximadamente 3 milhões estão dispersos por muitas cidades e vilas da Indonésia e da Malásia.

Sem comentários: