7 de setembro de 2010

Yo-yo

O yo-yo é um dos brinquedos mais antigos que existe. É constituído por dois discos, normalmente de plástico, mas podem ser também de madeira ou metal, unidos no centro por um eixo no qual se prende uma corda. Deixando-se cair o yo-yo, de certo modo ele sobe com o impulso, e a corda enrola-se; deverá outra vez cair e subir, sucessivamente, até que termine o impulso inicial.
A história deste brinquedo é bem antiga e misteriosa. Não se sabe bem ao certo onde nasceu o yo-yo, sendo cogitados como prováveis "berços" a Grécia, a China ou as Filipinas. Alguns yo-yo´s antigos foram encontrados na Grécia, datados de 2500 anos, utilizando blocos de barro. Nas Filipinas, os nativos utilizavam o yo-yo como arma e instrumento de caça, sendo colocadas duas pedras em vez de discos e uma corda até seis metros.
No fim da idade média o yo-yo chegou à Europa, onde a nobreza da França e Inglaterra o usavam para relaxar e se afastar um pouco das suas tarefas. Há relatos que afirmam que as tropas de Napoleão se divertiam com yo-yo's antes das batalhas. Nessa época, ele era conhecido como l'emigrette ou bandalore.
O yo-yo, tal como conhecemos actualmente, surgiu nas Filipinas, onde é um brinquedo muito popular entre as crianças. A palavra " yo-yo " vem do filipino e quer dizer "volte aqui".
Foi só em 1928, no entanto, que o yo-yo começou a ser popular no resto do mundo, quando um filipino, Pedro Flores, levou o yo-yo para os Estados Unidos e começou a comercializá-lo.
Pouco tempo depois, o empresário Donald F. Duncan Sr., impressionado com a popularidade desse simples objecto, comprou a empresa de Pedro Flores e transformou-a na Duncan Company, que passaria a ser a responsável pela imensa popularização do yo-yo nas décadas seguinte. Em 1962, só a Duncan chegou a vender 45 milhões de yo-yo's nos Estados Unidos, onde a população de crianças era de apenas 40 milhões.
Nos últimos 20 anos, a tecnologia vem mudando os yo-yo's. Nos anos 80, foram criados os yo-yo's "inteligentes" que retornavam para a mão do dono automaticamente e nos anos 90 o uso de rolamentos nos yo-yo's resultou numa evolução inédita nas manobras realizadas.
Os yo-yo's atuais empregam tecnologia de ponta, a madeira e plástico utilizados há decadas foram substituídos por novos materiais, como o aço, o alumínio e o policarbonato.

Sem comentários: