24 de janeiro de 2011

Nico

Christa Päffgen foi cantora, compositora, modelo e actriz, mais conhecida pelo pseudónimo Nico. Nasceu a 16 de outubro de 1938, em Köln, na Alemanha. Algumas fontes afirmam que ela teria nascido a 15 de março de 1943, em Budapeste, capital da Hungria.
Nico tornou-se famosa como modelo. Após abandonar a escola aos 13 anos de idade, começou a vender lingerie. Um ano mais tarde, a sua mãe encontrou-lhe trabalho como modelo em Berlim. Enquanto trabalhava como modelo, ela conheceu o fotógrafo Herbert Tobias, que lhe deu o nome "Nico". Mais tarde, ela mudou-se  para Paris e trabalhou para as revistas Vogue, Tempo, Vie Nuove, Mascotte Spettacolo, Camera, Elle, e outras revistas de moda do início dos anos 1950.
Após aparecer em vários anúncios de televisão, Nico conseguiu um papel pequeno no filme "La Tempesta", de Alberto Lattuada. Mais tarde, apareceu no filme "For the First Time", de Rudolph Maté, ao lado de conhecidos actores como Mario Lanza.
Em 1959, foi convidada para ir ao set de "La Dolce Vita", de Federico Fellini, atraindo a sua atenção, fazendo com que ele lhe desse um pequeno papel no filme. Naquela época, ela tinha-se mudado para Nova York para ter aulas de teatro com Lee Strasberg.
Após dividir o seu tempo entre Nova York e Paris, ela conseguiu o papel principal no filme "Strip-Tease" (1963), do realizador Jacques Poitrenaud. Gravou também o title track para o filme, que foi produzido por Serge Gainsbourg, mas que não fora lançado até 2001, quando a música foi incluída no CD como parte da colectânea francesa "Le Cinéma de Serge Gainsbourg".
Durante esse período, ela deu à luz o seu filho, Ari (nascido em 1962), que teve como pai o actor francês Alain Delon. Entretanto, a criança foi criada a maior parte do tempo pelos pais de Delon, que sempre insistiu em negar a sua paternidade.
Em 1965, Nico conheceu o famoso guitarrista dos Rolling Stones Brian Jones e gravou com ele o seu primeiro single, "I'm Not Sayin'". O actor Ben Carruthers apresentou-a a Bob Dylan em Paris naquele verão. Dizem que Dylan, mais tarde, escreveu a música "I'll Keep It With Mine" para Nico.
Após ser apresentada a Bob Dylan, ela começou a trabalhar com Andy Warhol e Paul Morrissey nos seus filmes experimentais, incluindo "Chelsea Girls", "The Closet", "Sunset" e "Imitation of Christ".
Após Andy Warhol se tornar empresário dos Velvet Underground, ele propôs ao grupo que Nico fosse a vocalista. O grupo concordou, apesar de uma considerável relutância, devido a razões pessoais e musicais. John Cale, do grupo, descreveu Nico como "tone deaf", algo como: "que não tem ouvido". Apesar disso, ele iria ter papel fundamental na carreira a solo de Nico. O grupo, incluindo Nico, tornaram-se os acompanhadores pessoais para a "Exploding Plastic Inevitable", um espectáculo experimental e alternativo de Andy Warhol, que misturava música, filme, dança e pop art.
Nico fez as vozes principais em três músicas ("Femme Fatale", "All Tomorrow's Parties" e "I'll Be Your Mirror") e providenciou o “backing vocal” em ("Sunday Morning") no álbum de estreia da banda: The Velvet Underground and Nico. Lançado no ano de 1967, o álbum foi fundamental para o aparecimento de muitos géneros musicais, incluindo o Punk Rock e o New Wave.
Nico teve uma breve relação romântica com o vocalista e compositor, Lou Reed. Nesse mesmo período, ela esteve envolvida em relações amorosas com outros músicos, incluindo Cale, Jim Morrison, Jackson Browne, Brian Jones, Tim Buckley, Bob DylanIggy Pop.
Pouco tempo após a tournée que se seguiu, a Exploding Plastic Inevitable, saiu de cena no começo de 1967, Nico e os Velvet Underground foram para caminhos diferentes. Tanto Lou Reed como John Cale tocaram em partes significantes do projecto a solo de Nico. Nos 20 anos que se seguiram, ela gravou uma série de álbuns bem aclamados pela crítica, trabalhando em coisas parecidas com Brian Eno e Phil Manzanera. John Cale esteve particularmente envolvido nas músicas de Nico, produzindo quatro dos seus álbuns, como também fazendo arranjos e tocando diversos instrumentos nas gravações.
Para o seu álbum de estreia, Chelsea Girl, lançado em 1967, Nico gravou músicas de diversos artistas como Bob Dylan, Tim Hardin, Jackson Browne e também de Lou Reed e John Cale, dois dos membros dos Velvet Underground. Ela gravou também uma música que Lou Reed e John Cale co-escreveram com Sterling Morrison, chamada "It Was a Pleasure Then", uma música de oito minutos com solos de guitarra e de violino.
Chelsea Girl é um álbum tradicional de folk que influenciou artistas do estilo como Leonard Cohen, com arranjos de instrumentos de corda e flautas sobrepostos. Nico, no entanto, não ficou satisfeita com o resultado do álbum.
Para o seu outro LP, o The Marble Index, lançado em 1969, Nico escreveu todas as músicas do álbum e fez as estruturas de todas as músicas, que consistem principalmente num balanço de harmónio nos acordes. Os arranjos foram escritos por John Cale, que deu às músicas de Nico um estilo folk e instrumentos clássicos. Frazier Mohawk produziu o álbum. A harmonia de Nico tornou-se na sua imagem de marca para o resto da carreira. O álbum combina elementos clássicos com o som folk europeu.
No dia 13 de Dezembro de 1974, Nico foi o suporte para o infame show da Tangerine Dream na Reims Cathedral, em Reims, na França. O promotor tinha vendido mais bilhetes que o permitido, tornando o local inapropriado para aquele gigantesco número de pessoas, que, pela falta de espaço, mal conseguiam andar. Isso resultou em pessoas a urinar no hall da catedral. A igreja católica denunciou essas acções e, no fim de tudo, acabou por banir futuras apresentações nas propriedades da igreja.
Nico voltou para Nova York no final de 1979, onde o seu show de volta no CBGB no início do ano de 1980, foi bem comentado pelo New York Times. Ela começou a tocar regularmente no Mudd Club.
Nico gravou o seu próximo álbum de estúdio, o Drama of Exile, em 1981. O álbum separou-a de John Cale (que a vinha acompanhando desde o início), e trouxe uma mistura de rock e arranjos do médio oriente. Ela gravou o seu último álbum a solo, Camera Obscura, no ano de 1985, novamente com John Cale, desta vez, como produtor, e com os The Faction (James Young e Graham Dids).
Entre 1970 e 1979, Nico participou em sete filmes do realizador francês Philippe Garrel. Ela conheceu Garrel em 1969 e contribuiu com a música "The Falconer" para o seu filme, "Le Lit de la Vierge". Mais tarde, ela começou a viver com Garrel e tornou-se na figura central dos seus filmes.
“Nico parecia uma criança, era uma pessoa infantil, muito doce, mas as drogas deixaram-na medonha. Nos anos cinquenta, tinha sido uma modelo famosa por causa daquele visual loiro alemão. Mas com todo aquele veneno no seu organismo, ela quis ficar feia, porque, se você quisesse ser aceite no mundo da droga, devia ser repulsivo e fazer sons feios. Por isso ela esforçou-se bastante para parecer feia e fazer sons feios, mas era apenas um caminho auto-destrutivo na qual ela entrou quando começou a consumir heroína. Ela demorou bastante tempo até morrer, mas na época já tinha deixado de consumir. Estava a usar metadona, mas provavelmente o seu organismo já bastante estava debilitado.” Paul Morrissey

Nico foi viciada em heroína durante mais de quinze anos. O biógrafo Richard Witts especulou que o vício de Nico se deu devido às suas experiências traumáticas de guerra, ainda durante a infância, e também por ser uma criança ilegítima.
No dia 18 de Julho de 1988, enquanto estava de férias com o seu filho em Ibiza, Nico teve um ataque cardíaco enquanto andava de bicicleta e, na queda, bateu com a cabeça. O motorista de um táxi que passava encontrou-a inconsciente e teve dificuldade em conseguir encontrar um hospital que a atendesse em Ibiza, pois Nico não tinha um plano de saúde.
“No fim da manhã de 17 de Julho de 1988, a minha mãe disse-me que precisava de ir ao centro para comprar marijuana. Sentou-se na frente do espelho e enrolou um lenço preto em volta da cabeça. Desceu a colina na bicicleta dela: "Não vou demorar". Eram cerca de 13 horas, no dia mais quente do ano, estavam trinta e cinco graus.” Ari Delon, filho de Nico 
Nico morreu porque não tinha um plano de saúde em Ibiza. Ela usava aquelas detestáveis roupas hippies de lã para disfarçar a sua aparência, que se tinha deteriorado com o vício. E ela andava na sua bicicleta, usando aquelas coisas de lã em pleno verão, com muito calor, e teve uma insolação que provavelmente teria sido bem fácil de tratar. Mas o senhor que a encontrou na estrada levou-a a dois ou três hospitais em Ibiza e nenhum deles a aceitou. Finalmente a Cruz Vermelha levou-a, e ela morreu lá.” Paul Morrissey
Incorrectamente, apenas lhe diagnosticaram uma insolação e ela morreu no dia seguinte. O exame de raio-X, mais tarde, acabou revelando uma grave hemorragia cerebral, que foi o que lhe causou a morte.
Nico foi sepultada no "Grunewald Forest Cemetery" em Berlin. Alguns amigos tocaram a música "Mütterlein", do seu álbum "Desertshore",  durante o seu funeral.

Sem comentários: