1 de junho de 2010

The Simpsons

The Simpsons é uma série de desenhos animados para a televisão que retrata o dia-a-dia de uma família americana. Criada pelo cartoonista Matt Groening, foi exibida pela primeira vez em 1987 no programa "The Tracey Ullman Show". Virou uma série em 1989, com um especial de Natal.

Através dos protagonistas Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie, o programa faz críticas ao comportamento humano, à sociedade e ao modo de vida americano. Numa nova temporada que será lançada no próximo ano, Maggie, a filha mais nova do casal Simpson, vai começar a falar.

A série tem 441 episódios e 20 temporadas, o que a torna na mais antiga em exibição nos Estados Unidos, somente atrás de "Saturday Night Live", o qual tem 630 episódios e 33 temporadas. Recebeu inúmeros prémios desde que iniciou as emissões, tais como: 23 prémios Emmy, 22 Annies e um Peabody. Em 2000, o programa ganhou uma estrela no Passeio da Fama, em Hollywood. Em 1998, a revista Time elegeu-a como a melhor série televisiva do século.

A reacção dos telespectadores foi positiva quando os Simpsons, então integrados no "The Tracey Ullman Show", ainda estavam na Terceira Temporada. Assim, "Os Simpsons" passaram programa, estreando-se com um especial de natal de meia hora, a 17 de Dezembro de 1989 e depois como uma série regular em 14 de Janeiro de 1990.

De enorme influência na cultura pop, serviu de inspiração para diversas outras séries animadas, além de citações em inúmeras obras de escritores, músicos e directores de cinema e televisão. Em 2001, o grunhido "D'oh", do personagem Homer Simpson, foi adicionado ao Oxford English Dictionary.

Um grande número de produtos foi criado com base no programa, desde jogos electrónicos até livros que discutem conceitos filosóficos a partir da conduta das personagens, como por exemplo o livro "Os Simpsons e a Filosofia".

Um filme foi criado especialmente para celebrar os 20 anos da série, completados em 2007. O filme demorou quatro anos para ser concluído. Esse filme de longa metragem foi lançado dia 27 de julho de 2007, e consiste em tentar alertar os moradores de Springfield sobre a poluição existente no lago, e claro, os conflitos da família Simpson.

Para a estreia do filme, a emissora FOX, sorteou em qual das várias cidades com nome de "Springfield" nos Estados Unidos ocorreria o acontecimento. Além disso vários mercados mudaram o nome para "Kwik-E-Mart", vendendo produtos da série como: Cerveja Duff, Buzz Cola, etc. O "The Simpsons Movie" custou 65 milhões de dólares.

A série é focada nas aventuras de uma típica família suburbana norte-americana. O pai, Homer Simpson, é inspector de segurança da Central Nuclear de Springfield. Marge Simpson, a sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocar saxofone e Maggie, uma bebé que não fala, mas que é considerada pelos fãs como o mais inteligente e misterioso personagem da série (que depois é revelado que toca saxofone melhor que Lisa).

Completam a família um cão chamado Santa's Little Helper, além de um gato chamado Snowball II. Os produtores decidiram que as personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.

Cronologia das personagens
1955 No dia 10 de Maio nasce Homer Jay Simpson, filho de Abraham Simpson e Mona Olsen

1957 Dois anos mais tarde, no dia 23 de outubro, nasce Marjorie Bouvier, filha de Clancy Bouvier e Jacqueline Bouvier

1974 Homer e Marge vão para a faculdade


1982 Homer e Marge casam-se; Homer consegue o emprego na central nuclear e nasce Bartholomew Jojo Simpson


1984 Os Simpsons mudam-se para o Evergreen Terrace; nasce Elizabeth Marie Simpson

1989 Nasce Margaret Simpson; Homer e Marge fazem dez anos de casamento; Snowball II, torna-se o gato da família após a morte de Snowball I; Santa's Little Helper torna-se o cão da família.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito do teu blog!